Terça, 18 de Junho de 2024
29°

Tempo limpo

Teresina, PI

Sergipe em Destaque Saúde

Ipesaúde terá programação especial no Dia Internacional da Mulher

Ação inclui uma série de palestras abordando temas como endometriose e câncer de colo do útero, além de atividades de bem-estar, cuidados e beleza

06/03/2024 às 17h56
Por: Redação Fonte: Agência Sergipe
Compartilhe:
Ipesaúde terá programação especial no Dia Internacional da Mulher

O Instituto de Promoção e Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) celebrará o Dia Internacional da Mulher, que ocorre em 8 de março, com uma programação especial na sede, em Aracaju, e nas unidades do interior. A ação inclui uma série de palestras abordando temas essenciais como endometriose e câncer de colo do útero, além de atividades de bem-estar, cuidados e beleza.

O evento tem por objetivo realizar uma reflexão sobre a importância do papel da mulher na sociedade, bem como promover espaço de integração e comemoração da data. Atualmente, dos 110 mil beneficiários do Ipesaúde, 65 mil são do sexo feminino.

A diretora de Promoção à Saúde do Ipesaúde, Priscila Kitawara, convida todas as beneficiárias e colaboradoras para participarem da ação da próxima sexta-feira, às 8h. “A mulher é sinônimo de força, desempenhando um papel fundamental na nossa sociedade, e por muitas vezes, nós mulheres ficamos sobrecarregadas diante das muitas tarefas desempenhadas, seja no trabalho, vida pessoal, filhos e casamento, tudo isso acaba propiciando uma negligência com a nossa saúde. Diante desse cenário, o nosso objetivo é estar cada vez mais próximo das nossas beneficiárias, proporcionando um trabalho de acolhimento com vários serviços em todas as nossas unidades regionais", destacou.

Endometriose

Além do câncer do colo do útero, que já vem sendo discutido em campanhas da Saúde, devido ao Março Lilás, este ano o tema endometriose foi escolhido pelo aumento do número de pacientes que vem sendo diagnosticadas com a doença. Estudos realizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a endometriose atinge 176 milhões de mulheres em todo o mundo, sendo mais de sete milhões somente no Brasil. A doença é uma condição médica complexa que causa dor, desconforto e consequências mais graves (como infertilidade, disfunção intestinal e até mesmo aumentar o risco de certos tipos de câncer) que podem surgir se não for diagnosticada e tratada precocemente.

"É fundamental que as mulheres estejam cientes dos sintomas e busquem ajuda médica. O diagnóstico precoce é essencial para gerenciar a endometriose de forma eficaz e minimizar seus impactos na qualidade de vida. Durante a palestra, elas poderão tirar suas dúvidas sobre o tema e saber se devem procurar algum especialista", disse o médico e presidente do Ipesaúde, Cláudio Mitidieri.

Programação

Em Aracaju, o Ipesaúde realizará, a partir das 8h, no Pátio da sede do Ipesaúde, atividades lúdicas enfatizando a inspiração na mulher; aula de dança; aferição de glicemia e pressão arterial; massoterapia; design de sobrancelhas; maquiagem; exames de IMC, informações nutricionais e palestras. No interior do estado, a ação acontecerá nas unidades de Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora das Dores, Propriá e Simão Dias.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários