Terça, 18 de Junho de 2024
29°

Tempo limpo

Teresina, PI

Geral Automóveis

ITPS alerta sobre compras online de peças automotivas sem selo do Inmetro

Aquisição de peças automotivas sem regulamentação atrapalha as relações de consumo e põe em risco a segurança do consumidor

28/02/2024 às 11h36
Por: Redação Fonte: Governo de Sergipe.
Compartilhe:
ITPS alerta sobre compras online de peças automotivas sem selo do Inmetro

 

 

Quem compra peças automotivas manufaturadas e recondicionadas, comercializadas nas plataformas digitais de e-commerce deve ficar atento às falsificações. Preocupado com a segurança do consumidor, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), alerta para as compras dos produtos que não atendem a legislação do Inmetro.

 

O Inmetro estabelece padrões de qualidade e segurança para diversos produtos, incluindo peças automotivas, visando proteger os consumidores e garantir a conformidade dos itens comercializados no mercado. O presidente do ITPS, Kaká Andrade, explica que, além de prejudicar o mercado formal, que trabalha sob as normas de qualidade do Inmetro, a aquisição de peças automotivas sem regulamentação atrapalha as relações de consumo e põe em risco a segurança do consumidor. 

 

“Ao comprar produtos sem as regulamentações do Inmetro, os consumidores correm o risco de adquirir itens que não foram submetidos a testes adequados, podendo apresentar falhas de desempenho, segurança e durabilidade das peças automotivas. Produtos como estes passam por rigorosos processos de avaliação pelo Inmetro, para garantir que atendam a padrões estabelecidos, proporcionando maior confiança aos consumidores”, alerta, o presidente do ITPS.

 

A gerente executiva de Metrologia e Qualidade do ITPS, Maria Inêz de Almeida, explica ainda que a ausência do selo pode indicar que a peça não atende aos requisitos mínimos de segurança e pode comprometer o desempenho do veículo, colocando em risco a segurança do condutor e dos passageiros. 

 

“Caso o consumidor se depare com situações de irregularidades no comércio virtual, é recomendado que informe ao Inmetro através da ouvidoria. É nossa responsabilidade garantir que nosso negócio opere dentro das normas estabelecidas, e isso inclui a denúncia de práticas desleais que possam prejudicar não apenas nossa reputação, mas também a segurança e confiança dos consumidores. O Inmetro, por sua vez, tomará as medidas necessárias, designando o órgão delegado no estado responsável para investigar qualquer violação das regulamentações", orienta a gerente ao destacar que o consumidor precisa ficar atento às informações do produto e do fabricante.

 

Fique atento:

 

O produto precisa ter o selo do Inmetro para ser vendido no Brasil. O selo garante que o produto atende aos requisitos de segurança e qualidade;

 

É importante ler avaliações de outros compradores;

 

Optar por lojas confiáveis e reconhecidas no mercado;

 

Os anúncios e panfletos (físicos ou virtuais) devem ter todas as informações do produto e do fabricante;

 

Número de registro do produto na OCP (Organismo de Certificação de Produtos);

 

Se o consumidor desconfiar de um produto ou encontrar irregularidades em algum item, ele pode recorrer à Ouvidoria do Inmetro, acessando o site https://www.gov.br/inmetro/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria . O Inmetro irá designar o Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) da sua cidade, que será designado para investigar a denúncia.

 

Denúncias

 

Para encaminhar denúncias ao ITPS, o consumidor pode entrar em contato por meio do telefone (79) 3198-8822, no horário das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Também é possível enviar as informações para o e-mail [email protected] ou acessar o site e escolher a opção Ouvidoria/SE-Ouv. A denúncia é anônima, mas é preciso que o consumidor registre um e-mail, caso deseje receber o resultado das fiscalizações referentes à sua demanda.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários