A abertura do evento aconteceu, no Teatro Atheneu, na quarta-feira, 4, com a tradicional entrada das bandeiras dos estados brasileiros.
Promovido pela Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur), com realização do Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe (Singtur/SE), o CBGtur é um evento anual, possui caráter itinerante, trazendo sempre temas atuais e urgentes, direcionamentos da Política Nacional de Turismo e a divulgação do potencial turístico da localidade que sedia o evento, além de ser um importante espaço de troca de experiência e da efetivação de uma rede de negócios.
Programação
Com palestras, a exposição e rodada de negócios Expo Rota & Roteiros, visitas técnicas e city tours, além de oficinas a programação que discutem os “Desafios e Perspectivas da Profissão do Guia de Turismo” já é sucesso em todos os sentidos. De acordo com a presidente da Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur), Iacy Vasconcelos, a hospitalidade sergipana está sendo um marco desta edição. Para ela, a realização de 42 edições de um encontro profissional é sinônimo de consagração. “A maior preocupação da gente é trazer à tona a valorização dos profissionais. Essa edição vamos dialogar sobre uma novidade: os trâmites em Brasília da criação de um Conselho Nacional de Guias de Turismo”, anunciou.
Paralelo ao evento científico, a Expo Rotas e Roteiros contou com mais de 20 estandes, expositores e balcões com rodadas de negócios de empresas, secretarias de turismo, atrativos, associação e OGNs voltadas à economia solidária. A guia de turismo baiana e especialista em roteiros afrocentrados, Sayuri Koshima, disse que retornar à Aracaju surpreendeu por observar o crescimento da cidade sem perder a sergipanidade.
Imagem: A presidente do Singtur Sergipe, Irma Karla, a vice-presidente da Febtur/SE, Cassandra Teodoro e a presidente do Fenagtur, Iacy Vasconcelos, durante a abertura do congresso no Teatro Atheneu.
Congresso volta a Sergipe após 14 anos da realização da primeira edição em solo sergipano. O clima especial do “Sergipe é o País do Forró” ecoou por todas as atividades do CBGtur 2025, convergindo para a Capital Sergipana delegações do Espírito Santo, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Parará, Rio de Janeiro, entre outros estados e Ceará, estado anfitrião do CBGtur 2026.
Quanto à participação em umas das mesas de discussões sobre o afroturismo, Sayuri ressaltou que ficou feliz ao ver o tema com voz em um congresso.
“O turismo afroindígena não é escolha, é mandatário, porque todos os estados têm histórias afroindígenas mal contadas e que precisam ser reveladas, contadas e reverenciadas, afirmou. Nossos eventos são sinônimos de parceria, de organização e muita confraternização entre a categoria. É a oportunidade também de realizamos atividades de formação, de troca de saberes e divulgação dos nossos atrativos turísticos”, afirmou
Fonte e Fotos: Sílvio Oliveira
Mín. 21° Máx. 35°