Terça, 18 de Junho de 2024
29°

Tempo limpo

Teresina, PI

Sergipe em Destaque Saúde

Enxerga Sergipe devolve a saúde ocular de mais de 3 mil pessoas

O programa oferece cirurgias de catarata e pterígio para pacientes do Sistema Único de Saúde

27/03/2024 às 19h43
Por: Redação Fonte: Agência Sergipe Noticias
Compartilhe:
Enxerga Sergipe devolve a saúde ocular de mais de 3 mil pessoas

O objetivo do programa Enxerga Sergipe é devolver a saúde ocular dos sergipanos, por meio da oferta de cirurgias de catarata e pterígio, como é o caso de Joselita Moreira Lima, de 63 anos, que não conteve a alegria de realizar o procedimento nos olhos. “Não tenho palavras para descrever o que estou sentindo. Quanta emoção, quanta expectativa de voltar a enxergar tudo limpo. Estou muito feliz em realizar a minha cirurgia de catarata, foi muito rápido, só senti uma pequena gastura, o que é normal, mas só de pensar que daqui uns dias eu estarei bem e enxergando novamente, isso me ilumina. Que trabalho lindo que o Governo de Sergipe está fazendo, só tenho a agradecer pela oportunidade”, agradeceu a gloriense.

O programa é uma parceria entre o Governo Federal, Governo do Estado e os municípios sergipanos e visa a realização de cirurgias de catarata e pterígio para a população de Sergipe cadastrada no Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de reduzir a fila de espera dos pacientes pelo procedimento. O Enxerga Sergipe prevê que mais de 6 mil cirurgias sejam realizadas em todo o estado. Após 9 meses de lançamento, a regional de Nossa Senhora do Socorro realizou 733 procedimentos; a regional de Itabaiana contabilizou 1.1137 cirurgias; a regional de Estância, 857; a regional de Lagarto realizou 340 cirurgias; e a regional de Propriá, 179 cirurgias de catarata. Assim, foram realizados um total de 3.246 procedimentos que devolveram a qualidade de vida dos sergipanos.

A catarata é a perda de transparência da lente natural dos olhos em que a visão fica opaca. O aposentado José Marcelino dos Santos, de 73 anos, que reside em Areia Branca,  já realizou a cirurgia de catarata do olho esquerdo por meio do Enxerga Sergipe, comentou a alegria de  fazer parte do programa.  “Antes da primeira cirurgia, eu não conseguia nem ler a bíblia, tive que comprar uma com letras maiores, era um verdadeiro incômodo, o tempo inteiro como se tivesse “areia” dentro dos olhos. Quando eu realizei a cirurgia do olho esquerdo, a visão melhorou bastante, voltei a ler com as letras normais, mas ainda faltava a cirurgia do olho direito. Ao saber que estou prestes a fazer a cirurgia do meu segundo olho, meu coração acelera, porque eu sei que sairei daqui com mais qualidade de vida. 

 Acesso ao programa

 Para ter direito ao benefício, o paciente precisa ser diagnosticado com catarata por um médico oftalmologista, seja em consulta pública ou privada, e procurar a Secretaria da Saúde da cidade que reside, para que seja atendido nos municípios sedes das regiões de Saúde.  As cirurgias são realizadas de forma regionalizada pelos municípios nas seguintes regiões de Saúde: Nossa Senhora do Socorro, Estância, Itabaiana, Propriá e Lagarto. Sendo que o  município de Nossa Senhora da Glória encaminha a relação para Itabaiana, e Aracaju encaminha para Nossa Senhora do Socorro.  

Com relação ao Complexo Regulatório dos procedimentos, as cinco regiões de Saúde encaminham as relações unificadas para o prestador que irá receber as informações dos pacientes já com solicitação para a cirurgia de catarata. A partir disso, o prestador realiza a triagem dos pacientes por meio de uma consulta, a fim de verificar se as pessoas estão aptas para a realização do procedimento cirúrgico.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários