Terça, 18 de Junho de 2024
29°

Tempo limpo

Teresina, PI

Sergipe em Destaque Desenvolvimento

Jovens elevam a esperança de primeiro emprego após o PPE

Turma do curso de operador de perecíveis segue avançando na qualificação

15/03/2024 às 11h44
Por: Redação Fonte: Agência Sergipe
Compartilhe:
Jovens elevam a esperança de primeiro emprego após o PPE

É nítido o brilho nos olhos dos 17 jovens que, há pouco mais de 40 dias, iniciaram a capacitação pelo Programa Primeiro Emprego (PPE). Ele é reflexo do desejo e da esperança de, após a conclusão do curso de ‘Operador de perecíveis’, finalmente alcançar a experiência profissional frequentemente requisitada pelo mercado de trabalho.

A estudante Isabela Kimbely Calixto, de apenas 18 anos, está em sua primeira qualificação profissionalizante, e seu rosto transparece a alegria dessa descoberta. “O curso está superando as expectativas, porque está sendo uma experiência bem extraordinária. Nunca passou pela cabeça atuar nessa área, foi algo inesperado que veio a partir de uma colega minha que me indicou, e eu acabei me inscrevendo pelo site e consegui essa oportunidade. Eu espero, acima de tudo, conseguir o conhecimento para atuar na área”, revela a jovem.

O PPE foi criado pelo Governo de Sergipe justamente para proporcionar a qualificação técnica alinhada às necessidades dos empregadores, especialmente para o público dos 18 aos 29 anos em situação de desemprego e sem vínculo formal de trabalho anterior. Executado por intermédio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), o programa conta também com a parceria de instituições de ensino e empresas.

Oportunidade

A aluna Johvânia de Jesus Neves, 21, soube do programa pelas redes sociais e, posteriormente, inscreveu-se pelo site, conseguindo a vaga. “Vejo que realmente é uma coisa que foi boa para mim. Estou aprendendo muito, gostando bastante, e quero atuar e crescer na área. Foi uma oportunidade muito boa para mim, para o meu currículo”, revela a jovem.

Operador de perecíveis

No caso específico desta primeira turma do curso de Operador de Perecíveis, os jovens aprendem a parte teórica por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e, posteriormente, colocarão o aprendizado em prática em unidades da rede Cencosud, onde terão a oportunidade da primeira experiência profissional.

Iniciadas em fevereiro, as aulas avançam na qualificação e na elevação da vontade dos participantes em começar a trabalhar. A instrutora do Senac/SE Suelen Dalbosco destaca a importância de existirem profissionais qualificados no mercado. De acordo com ela, apesar do grande número de escolas e faculdades, ainda há certa deficiência dessa mão de obra.

“Eu acredito que esse curso contribui bastante com a qualificação desses jovens que estão em busca do primeiro emprego. Como operador de perecíveis, eles podem tanto atuar nessa e como em outras, porque o curso acaba apoiando esse olhar para que eles possam trabalhar em outras áreas voltadas à manipulação de alimentos. É um curso bem interessante para quem quer trabalhar no ramo”, ressalta a instrutora, acrescentando o quão gratificante é perceber a evolução da turma.

“O aluno que chega aqui às vezes nem sabe o que realmente veio fazer na sala de aula, mas a partir daqui dentro ele já começa a se descobrir. A gente vê que o aluno cresce. Essa é a missão da gente como educadora”, completa.

Programa Primeiro Emprego

Aos 24 anos, Leonardo Felix Lima ainda busca sua primeira experiência profissional com carteira assinada, e está confiante que, após a conclusão do curso contratado pelo Governo do Estado junto ao Senac, irá alcançar o tão almejado primeiro emprego.

E até a conclusão, ele e os demais da turma terão como incentivo à continuidade da capacitação um apoio financeiro de bolsas. O PPE fornece aos participantes um auxílio para que o jovem tenha condições de frequentar as aulas. O programa também executa o acompanhamento dos beneficiados, completando assim as ações dessa política pública da gestão estadual.

Inscrições

Os interessados em participar do Programa Primeiro Emprego devem ser egressos dos ensinos médio, técnico ou superior. As inscrições são permanentes e podem ser realizadas no portal do Primeiro Emprego (primeiroemprego.se.gov.br). As oportunidades são abertas via editais publicados e comunicados pela Seteem no site e também na rede social da pasta (@traballho.se).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários