Terça, 18 de Junho de 2024
32°

Tempo limpo

Teresina, PI

Sergipe em Destaque Educação

Rede pública estadual de ensino terá acesso aos dados do Saese 2023 nesta quarta-feira, 13

O acesso aos dados finais se dará por meio do link da plataforma de devolutivas e pelo Portal da Seduc, na página ‘Saese’

13/03/2024 às 16h36
Por: Redação Fonte: Agência Sergipe
Compartilhe:
Rede pública estadual de ensino terá acesso aos dados do Saese 2023 nesta quarta-feira, 13

A Fundação Cesgranrio, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional, divulga nesta quarta-feira, 13, o resultado final da terceira edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese). O acesso aos dados finais se dará por meio do link da plataforma de devolutivas - https://saese.cesgranrio.org.br/ - e pelo Portal da Seduc, na página ‘Saese’.

Com os objetivos de analisar os resultados e explicar o acesso à plataforma de devolutivas, a Fundação Cesgrario e a Seduc realizarão nesta quinta-feira, 14, às 10 horas, um encontro, no formato virtual, transmitido pelo canal da Seduc no Youtube (https://www.youtube.com/@EducacaoSergipe) para gestores municipais e escolares, diretores das regionais de educação e dos departamentos internos, técnicos das diretorias de educação e das secretarias municipais e estadual.

Ao acessarem a plataforma, os diretores de educação, os gestores municipais e escolares, professores e equipes técnicas pedagógicas poderão conhecer, a partir dos dados gerados, as suas respectivas realidades, ou seja, a educação que está sendo ofertada aos seus estudantes. O objetivo é que os gestores se apropriem dos dados e pensem em momentos formativos para discutir e implementar estratégias de melhoria do processo de ensino e aprendizagem. No mês de abril, estarão disponíveis os Boletins Pedagógicos, Boletim da Escola, a Revista Contextual e o Sumário Executivo, os quais trarão informações a respeito dos instrumentais utilizados no processo avaliativo, análise contextual, resultados e evolução do desempenho dos estudantes sergipanos.

A Portaria nº 1010/2024/GS/SEDUC, de 5 de março de 2024, que regula a divulgação do resultado definitivo do Saese 2023, fixa os respectivos padrões de desempenho, inclusive para fins de apuração dos prêmios ‘Escola Destaque’ e ‘Educação Nota 10’, do programa ‘Alfabetizar pra Valer’, do Índice de Desempenho Escolar em Sergipe (Idese) e do Índice Municipal de Qualidade da Educação (IQE), do Programa ICMS-Social, que já está disponível no portal da Seduc, a fim de conhecimento de todos os preceitos que disciplinaram o trabalho de publicitação dos resultados finais do Saese 2023.

A diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional, professora Joniely Cheyenne Moura Cruz, chama a atenção para uma leitura qualificada dos dados, pois assim é possível fazer uma avaliação mais precisa da educação que está sendo ofertada aos estudantes sergipanos, ao passo que adianta que a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura promoverá momentos de formação para apropriação adequada dos resultados.

Segundo a chefe do Serviço de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional (Segsae), professora Amanda Vieira, a entrega dos resultados das proficiências dos alunos permite que a comunidade escolar faça as análises qualificadas do nível de desempenho de cada etapa, propondo medidas assertivas na gestão educacional das redes.

A terceira edição do Saese ocorreu no segundo semestre de 2023, no período de 21 de novembro a 1º de dezembro, envolvendo as redes públicas Estadual e Municipais de Ensino, com a aplicação de instrumentos avaliativos apenas de Língua Portuguesa para os 2º anos – Etapa de Alfabetização, e Língua Portuguesa e Matemática para os 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. Questionários contextuais, abordando aspectos socioeconômicos, profissionais, de gestão, etc. também foram disponibilizados não só para os estudantes, como também para professores e diretores de escolas. As respostas adquiridas vão ajudar a entender os resultados das avaliações que aferem o nível de aprendizagem dos estudantes.

Após a divulgação e análise dos resultados preliminares, além da interposição de recursos, as atenções se voltaram para a disponibilização dos resultados finais, que ocorreu nesta quarta-feira, 13.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários